segunda-feira, 25 de junho de 2007

Festa Junina

Festa Junina do Centenário da Imigração Japão-Brasil

O sol aqueceu ainda mais a festa junina organizada pelas comunidades católicas da Diocese de Saitama no dia 17 de junho, realizada na cidade de Moka. O evento, que faz parte das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa ao Brasil iniciou-se com uma bela missa internacional, celebrada pelo Bispo D. Marcelino Tani Daiji e pelos Padres Tsuchiya, Olmes e Dirceu, assistidos por dois coroinhas, jovens da comunidade. A animação ficou por conta de Leandro (Tsuchiura) e da música dos grupos de Isezaki e Oyama.

Todas as comunidades participaram da missa em vários momentos. Durante o ofertório, por exemplo, adultos representando lavradores japoneses imigrantes e seus filhos ofereceram um cesto de verduras como fruto de seu trabalho (Otawara e Tsuchiura). Adultos vestindo uniforme do “kaisha” representaram os “dekasseguis” brasileiros e, por fim, jovens e crianças vestindo a camisa do Brasil e yukata (Otawara e Tsuchiura) representaram a integração cultural das comunidades japonesa e brasileira. A missa foi encerrada em espírito de união entre estrangeiros e japoneses cantando a música “Sekai no minna”.
A festa junina prosseguiu com muito churrasco preparado pela comunidade de Joso, doces típicos (Tsuchiura), pastéis (Ota), yakisoba (japoneses) e muito mais delícias preparadas carinhosamente por outras comunidades.
Os alunos das escolas Pitágoras e Pingo de Gente revelaram seus dons artísticos, apresentando um teatro com a história da imigração japonesa ao Brasil, quadrilhas e danças. Houve ainda muita diversão com “cabo-de guerra”. O maior sortudo da festa levou uma televisão de tela plana para casa como prêmio do sorteio mas, com certeza, o melhor prêmio da festa foi a união e alegria de todos que estiveram presentes.
Agradecemos a todos que contribuíram de alguma forma para realização dessa festa!



Se voce tiver fotos e informações de outros momentos da festa, por favor envie para web.peregrinos@gmail.com, para que possamos incluir aqui. Deixe também o seu comentário!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Dia das mães

Dia das mães em Tsuchiura (2007)

No dia 19 de maio, muitas mães choraram de emoção com a homenagem que os jovens e crianças da Comunidade Católica de Tsuchiura prepararam. A missa foi muito bonita, com uma mensagem escrita e lida pelo grupo de jovens da comunidade. Um poema muito bonito para as maes, de Giuseppe Ghiaroni, trazido pela Giselma, foi recitado pelo Leandro, que como sempre, emocionou com sua voz.

Após a celebração da missa, os jovens e crianças se organizaram sobre o pequeno palco do salão segurando rosas vermelhas, deixaram acesos apenas os olofotes, e cantaram a música "Mãe", de Rick & Renner que haviam ensaiado secretamente. As mães os assistiram de perto, ouvindo atentamente cada palavra e registrando aquele momento no coração. No final, entregaram as rosas para todas as mães, que abraçaram seus filhos longamente. Foi tudo regado a muito amor dos filhos para com suas mães, e dos maridos para com suas esposas. Foi uma festa calorosa fruto da iniciativa dos jovens e apoio dos seus pais e demais adultos da comunidade.

Erika, Monique, Roxane, Murilo, Cris, Harumi, Fábio e Guilherme, parabéns pelas idéias, iniciativa, entusiasmo e organização! Que vocês continuem crescendo no amor cristão no seio de suas famílias e na comunidade.


Estamos à procura de fotos do evento para serem incluidas aqui. Favor enviar fotos para web.peregrinos@gmail.com

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura