quarta-feira, 26 de março de 2008

Reflexão-Criança queria ser uma TV



Oração de uma criança

“Senhor, fazei de mim um aparelho de televisão, para que meus pais me tratem como eles tratam o televisor. Para que olhem para mim com o mesmo interesse com que olham para a tela da TV, especialmente quando minha mãe assiste sua novela favorita e o meu pai o seu esporte predileto. Eu quero falar como aqueles homens, pois quando eles falam, fica toda a família em silencio para ouvir bem o que eles tem a dizer.
Eu gostaria de ver mamãe se admirar de mim, como ela se admira quando vê a ultima moda na tela. Eu gostaria que meus pais rissem comigo como eles fazem quando os artistas contam suas piadas. Eu gostaria que meus pais me dessem tanta atenção quanto ao televisor. Quando este não funciona, imediatamente mandam chamar o técnico para consertá-lo.
Eu gostaria de ser um televisor e assim ser o melhor amigo e a pessoa mais importante para meus pais. Oh Pai do céu, se tu me transformasses num televisor, eu novamente teria pais e poderia me sentir feliz. Senhor, faze de mim um televisor, em nome de Jesus. Amem.

(Extraído do jornal Mennoblatt, de 16/02/96)


Espero que você tenha percebido o clima deste lar e o drama desta criança. Pare,pense e reflita,veja se no seu lar e diferente! Queira Deus que o cotidiano das nossas famílias fosse sadio, para que nossos filhos e netos tenham o aconchego e a orientação que precisam, e se tornem pessoas fortes e felizes.

terça-feira, 25 de março de 2008

Relembrando e Vivendo-I



Sacramentos: Presentes de Deus

Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criados por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.
Sacramento são gestos de Deus em nossa vida. Realizam aquilo que expressam simbolicamente.
Para nos transmitir a graça, para nos fazer andar no caminho da salvação, Jesus instituiu sete cerimônias sagradas, que a Igreja chama de Sacramentos. São elas:
1 – Batismo
2 – Crisma ou Confirmação
3 – Eucaristia
4 – Confissão ou Penitência
5 – Extrema Unção
6 – Ordem
7 – Matrimônio
Sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para nos dar a graça santificante e as graças de cada Sacramento, e realizado durante uma cerimônia da Igreja Católica.
- sinal sensível – é o que pode ser percebido, é o que nós podemos ver, ouvir, cheirar, segurar, perceber o gosto. Todos os Sacramentos têm uma parte sensível porque podemos vê-los e ouvi-los. Por exemplo, quando vemos a água derramada na cabeça da criança, na Igreja, sabemos que se trata de um Batismo. Chamamos o sacramento de sinal porque esta parte visível indica que se realizou uma parte invisível
- graça santificante e graça do Sacramento – é o que, no Sacramento, não pode ser percebido pelos sentidos. É a sua parte invisível, espiritual, é a parte mais importante. É a presença de Deus na nossa alma: sua presença santificante e sua ajuda especial ligada a cada Sacramento. Não se pode ver que uma alma fica limpa do pecado original, mas nós sabemos que aquele sinal sensível que nós vemos (a água e as palavras do Batismo) mostra que a alma ficou limpa do pecado original (graça do Batismo).
Na Crisma, a unção do óleo (sensível) representa a força da Fé, seu aperfeiçoamento (a graça invisível), mas é essa unção que realiza esse fortalecimento da Fé.
O sacramento realiza aquilo que ele significa.
Esta é a mais impressionante característica dos sacramentos. Eles são cerimônias eficazes, eles conferem a graça pela força própria que eles têm. Não é um sinal que dependa da nossa convicção, da nossa fé, como acontece com a água benta e os demais sacramentais. É um sinal que realiza, que faz aquilo que ele exprime. Se o rito do batismo é sinal da alma limpa do pecado original, nós sabemos com certeza de fé que, de fato, a alma batizada foi limpa do pecado original. Que a alma crismada tornou-se Soldado de Cristo, que a alma que morreu recebendo a extrema-unção foi para o juízo final preparada pela Igreja, que os nossos pecados foram verdadeiramente perdoados. E assim para todos os sacramentos.
Assim, todos os Sacramentos, com uma cerimônia percebida pelos sentidos, significam uma graça invisível, dada por Deus.
-Mas de onde vem esse poder dos Sacramentos, de dar a graça?
Eles têm essa força porque foi Jesus Cristo quem os instituiu. Jesus realizou cada um deles pela primeira vez e deu aos Apóstolos o poder de continuar a realizá-los.
Devemos respeitar os Sacramentos, a graça e o poder de Jesus Cristo que está neles, e recebê-los sempre dignamente. Na Missa, na Comunhão, na Confissão e em todas as cerimônias na Igreja, devemos ficar sérios, compenetrados, sem brincadeiras. Dentro da Igreja, andar devagar, mãos postas, em sinal de oração, bem vestidos por respeito às coisas sagradas que vivemos naqueles momentos.
Peçamos ao Espírito Santo o dom de Piedade, para receber sempre dignamente os Sacramentos.




Continua....

domingo, 23 de março de 2008

Nossa Família Peregrina -3


Uma História de Amor... Seitatsu e Tama


... é assim que compreendo a história de vida dos meus avós neste ano que se comemora os 100 anos da imigração dos japoneses ao Brasil.
Seitatsu Wakukawa é meu avô que na década de 30 vivia na Ilha de Okinawa onde enfrentou a dura realidade daquele tempo, trabalhando na lavoura. No ano de 1940, ele embarcou para o Brasil deixando a família e minha avó Tama, que um ano depois também imigrou para ao Brasil. Meu pai Moacir, que hoje está aqui no Japão com minha mãe e meus irmãos, conta o que meus avós diziam a ele:
“A viagem rumo ao Brasil durou 45 dias de navio muito cansativos mas cheio de esperança em busca de uma vida melhor... No Brasil Seitatsu foi para Campo Grande – MS, na fazenda Mato Segredo, como meeiro ( Divisão nos lucros do que cultivavam ).
Em meio às dificuldades com o idioma e a adaptação cultural, Seitatsu e Tama se casaram no Brasil e tiveram 6 filhos, Mirian, Ricardo, Hilda , Moacir , Mauricio e a Geni. Seitatsu e Tama, unidos e com garra, trabalharam na lavoura e foi assim que conseguiram viver no Brasil e pagar os estudos de seus filhos... Mais tarde, com a ida de dois de seus filhos para São Paulo terminar os estudos, toda a familia se mudou para lá e se reuniu novamente.Em São Paulo, meus avós trabalharam como comerciantes no mercado municipal.
Até hoje Seitatsu conserva a tradição e os costumes japoneses e seu português ainda é falado com sotaque. Seitatsu e Tama sempre foram muito unidos, mas em 2004, minha avó Tama veio a falecer com 84 anos. Meu avô Seitatsu vive, hoje, com seu filho mais velho e irá completar 92 anos este ano”.

Desejo a todos os japoneses e seus descendentes muita Saúde, Paz e Felicidade. Os descendentes são também parte do povo brasileiro, o mesmo povo que acolheu os japoneses há 100 anos. Os descendentes devem aos imigrantes japoneses todo o crédito de gente honesta, trabalhadora, e tantos outras qualidades.


Marcelo Wakukawa
Comunidade de Utsunomiya

quarta-feira, 12 de março de 2008

Semana Santa-16/04~23/04/2008

A SEMANA SANTA E O SEU SIGNIFICADO
Com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, inicia-se a "Grande Semana" ou “Semana Santa”. Neste dia, a Igreja faz memória da entrada de Cristo Senhor em Jerusalém para aí realizar o seu mistério pascal. Na liturgia revivem e se revelam os dois aspectos fundamentais da Páscoa: a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, como anúncio e figura do triunfo da sua ressurreição, e a memória da sua paixão, que marcará a libertação da humanidade do pecado e da morte.

Na Quinta-Feira Santa pela parte da manhã, realiza-se a missa do crisma, na qual o bispo, concelebrando com o seu presbitério, consagra o sagrado óleo do crisma e benze o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos, é uma manifestação de comunhão dos presbíteros com o próprio bispo no único e mesmo sacerdócio e ministério de Cristo.
Na noite de Quinta-Feira Santa, iniciamos o Tríduo Pascal que é a própria realidade da Páscoa do Senhor. Neste dia, a Igreja nos faz reviver a Grande Ceia, durante a qual o Divino Mestre lavou os pés de seus discípulos e instituiu o Sacramento da Eucaristia, por isso, ficamos em profunda vigília durante a noite até a celebração da sexta-feira.
Na Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor a liturgia celebra não o luto e o pranto, mas um dia de amorosa contemplação do sacrifício cruento de Jesus, fonte de nossa salvação. Hoje, a Igreja não faz funeral, mas celebra a morte vitoriosa do Senhor. Por isso, fala de "bem-aventurada" e "gloriosa" paixão. Segundo uma antiqüíssima tradição, a Igreja neste dia não celebra a eucaristia; o elemento fundamental e universal da liturgia deste dia é a proclamação da palavra.


O Sábado Santo, terceiro dia do Tríduo Pascal é apresenta pelo Missal Romano da seguinte maneira: neste dia, a "Igreja fica parada junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, abstendo-se de celebrar o sacrifício da missa até a Solene Vigília ou expectativa noturna da ressurreição".
Poucas celebrações litúrgicas são tão ricas de conteúdo e de simbolismo como a Vigília Pascal. O coração de todo o ano litúrgico, do qual se irradiam todas as outras celebrações, é esta Vigília, que culmina com a oferta do Senhor Jesus no seu sacrifício Pascal. Os fiéis, trazendo na mão, segundo a admoestação do Evangelho (Lc 12,35ss), a vela acesa no fogo novo abençoado no início da celebração, assemelham-se àqueles que esperam o Senhor no seu retorno, de maneira que, quando ele chegar, encontre-nos ainda vigilantes e faça-os sentar à sua mesa.Portanto, o sentido mais verdadeiro da Vigília é este: nós já estamos vivendo a Páscoa que celebramos no rito acompanhando aqueles que neste dia receberão os sacramentos da iniciação cristã: batismo, eucaristia e crisma. Celebramo-la para que se realize sempre mais profundamente em nós, na expectativa da Páscoa eterna. “Cristo é nossa Páscoa” (1Cor 5,7), “a noite vai avançada, e o dia está próximo. Deixemos, portanto, as obras das trevas e vistamos as armas da luz... Vistam-se do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13, 12-14).


No Domingo de Páscoa celebramos o evento pascal como “Dia de Cristo Senhor”. As leituras bíblicas contêm o Kérygma ou anúncio pascal e um chamamento para o empenho da vida nova em Cristo ressuscitado. Elas acentuam o valor sacramental da celebração da Páscoa que, participada, faz entrar numa nova condição de vida. É importante realizar neste dia a aspersão da água benta abençoada na Vigília Pascal. O Círio pascal deve ser colocado junto ao ambão ou perto do altar, permanecendo aceso durante todo o Tempo Pascal que durará por um período de cinqüenta dias, sendo concluído com a Festa de Pentecostes, onde comemoramos o derramamento do Espírito Santo sobre toda a Igreja.
Pe. Thiago da Silva Vargas

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Itaipava
Coordenador da Equipe Diocesana para Liturgia


Fonte:http://www.catolicanet.com/

terça-feira, 11 de março de 2008

Mensagem do Pe Mauricio, do México para o Japão

Queridos hermanos/as,

Saludos a todos Ustedes desde Guadalajara, Mexico!
Quiero saludar a la comunidad brasileña/japonesa de Tsuchiura y a las demàs comunidades de emigrantes que conocì durante mi permanencia en Tokyo. Soy el Pe. Mauricio, originario de Italia y actualmente misionero en Mexico. Me siento muy agradecido por la oportunidad que tuve, en Enero, de viajar a Japòn.

Junto con el Pe. Olmes, misionero brasileño, pude visitar muchas comunidades de emigrantes que viven en el area de Tokyo y asì conocì un poco de esa realidad. Muchas personas me compartieron su experiencia de emigraciòn, sus alegrìas, sus exitos, como tambièn sus luchas y sufrimientos. En cada comunidad que visitè me sentì muy bien recibido por la gente que allì encontrè. A veces, yo tambièn me sentìa un emigrante màs porque todo era nuevo para mi: el idioma, el ambiente y la cultura.

En ocasiones me sentìa un poco turista y, en otras, un poco emigrante. Me sentìa turista porque pude visitar lugares muy interesantes en la ciudad de Tokyo, como tambièn los templos antiguos de Kyoto y Nara. Pero, luego, cuando ìba a visitar las comunidades de los emigrantes brasileños, peruanos y filipinos, me sentìa tambièn como uno de ellos: como otro emigrante.

Les confieso que hace mucho tiempo que deseaba conocer a Japón. Finalmente, Dios me concediò esa oportunidad! Este año, en Junio, voy a celebrar mis 25 años de aniversario sacerdotal. Para mi, este viaje ha sido al mismo tiempo un regalo, un tiempo de descanso (sabatico) y tambièn como una peregrinaciòn. En las comunidades que visitè, enTsuchiura, Mitsukaido, Narashino e Ichikawa, descubrì nuevos hermanos y hermanas de otras nacionalidades, con los cuales me sentì muy identificado. Veo que compartimos los mísmos anhelos, los mismos valores y la misma fè.

Tambièn comprendì las dificultades que enfrentan muchos migrantes en Japòn. Muchos, por sus horarios de trabajo, pueden participar en la Misa solo una vez por mes. Ademàs, los sacerdotes son pocos y no pueden estar cada semana en todas las comunidades. Sin embargo, creo que las comunidades catolicas en Japòn estàn haciendo un trabajo muy valioso de evangelizaciòn que mantiene viva a la Iglesia. Creo que tienen una misiòn muy importante. La Iglesia Catolica es una pequeña minorìa en Japòn, pero, aùn asì, puede dar testimonio del evangèlìo de Cristo, puede ser "sal y luz" para la sociedad y el mundo de hoy. Ademàs, creo que dentro de la cultura japonesa existen valores muy positivos con los cuales nos podemos identificar y relacionar.

Con esto voy a finalizar mi comunicaciòn. Arigato gozaimasu! Muchas gracias por su amistad. Que Dios los bendiga y los fortalezca en su caminar! Espero un dìa tener la oportunidad de volver a verlos. Que Dios los bendiga!


Sinceramente,

Pe. Mauricio Maifredi
Misionero Scalabriniano

domingo, 9 de março de 2008

Crianças da Catequese de Otawara e o bispo

Bispo Tani, entregou a Bíblia sagrada às crianças da Catequese de Otawara

Na Bíblia, revela-se o amor imenso de um criador que nos ama muito e que em seu amor mandou seu Filho para junto de nos, sempre que você buscar uma palavra de amor, amizade, compreensão aqui você ira encontrar.

A Bíblia Sagrada te mostrará também o que é a Primeira Eucaristia que você irá receber...

É uma celebração, religiosa em que nós participantes recebemos pela primeira vez o sacramento de Eucaristia. Mas antes temos que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja: os 10 Mandamentos, as principais orações, os sete sacramentos e saber responder às questões: "Quem é Deus?" E "Quem é Jesus Cristo?". Depois passamos a poder receber livremente, sem restrições, a Eucaristia. A Eucaristia é a celebração nas Igrejas Cristãs no qual nós cristãos recebemos o pão e o vinho, repetindo o que Cristo fez na sua Última Ceia, antes de ser entregue aos romanos por Judas Iscariotes. Na ocasião, compartilhou com seus apóstolos pão e vinho, na época da celebração da Páscoa judaica (com pães ázimos), dizendo a eles "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue. Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim". (Mat 26;26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, I Coríntios 11:23-26)

Marcelo Wakukawa.
Igreja Católica de Otawara . 9/3/2008.

quarta-feira, 5 de março de 2008

MISSA EM TORIDE

No dia 10 de fevereiro, os brasileiros de Toride tiveram sua primeira missa celebrada em português. O Pe Nelson de Souza, brasileiro, que chegou há pouco tempo no Japão é o celebrante das missas que serão realizadas aos segundos domingos do mês, às 14:00, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O pároco, Pe. Michiaki Chihara, está dando grande apoio e incentivo.
O Pe Nelson convida a todos para a missa de Páscoa, dia 23 de março às 14:00, e para as missas posteriores.

Endereço:
Igreja Católica de Toride
〒302-0034 Togashira 219-1, Toride-shi, Ibaraki
Contato:
Pe. Nelson (090-3245-3420)

segunda-feira, 3 de março de 2008

Parabéns, Kioji e Fabiane

No dia 3 de janeiro de 2008, Kioji Tottori e Fabiane Tiemi Nakamura, da comunidade de Moka, casaram-se na Igreja Matsugamine de Utsunomiya. Eles receberam a bênção divina pelo Pe Dirceu que realizou a cerimônia. A avó do noivo de 94 anos, provavelmente a mais idosa da comunidade, fez questão de estar presente para homenagear seu neto.


Parabéns e felicidades ao novo casal!




domingo, 2 de março de 2008

Jornal Peregrinos - Santo do Mês


Dia 5 de março –Dia de São Teófilo (Bispo)

São Teófilo viveu no século II, época em que São Policarpo, contemporâneo dos Apóstolos, e o Papa Santo Aniceto ainda eram vivos. Foi um grande defensor da Tradição da Igreja, lutou contra as heresias e em defesa da unidade em toda a Igreja quanto à data em que se deveria celebrar a Páscoa, assunto esse em discussão há vários anos. Foi um pastor bastante amoroso e dedicado e era tido por todos como um pai carinhoso.

Oração
Pai celeste, por intercessão
de tão zeloso pastor,
São Teófilo, dai-nos a graça
de vivermos a fé
sustentada pela tradição
da Igreja Apostólica.
São Teófilo, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, Nossa Senhora da Paz,
rogai por nós.
Amém.

(Essa coluna foi preparada por Cristiane Sayuri Hara e Denise Nakasima Machado Jovens Peregrinas da Comunidade Católica de Tsuchiura)

sábado, 1 de março de 2008

Missa de cinzas


No dia 16 de fevereiro tivemos a Missa de Cinzas em Tsuchiura, que marca o inicio da Quaresma, 40 dias de preparação para a Páscoa. Para muitos, foi a primeira experiencia no ritual de imposição de cinzas, onde os sacerdotes fazem o sinal da cruz sobre a testa dos fiéis com cinzas dizendo: “Lembra-te de que és pó e que ao pó voltarás”, relembrando-nos da nossa fragilidade como seres humanos e convidando-nos a uma reflexão, arrependimento e conversão.


A missa foi celebrada pelo Pe Olmes, Pe Nelson (brasileiros) e o Pe Mauricio (do Mexico, que estava em visita no Japão).

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura