domingo, 27 de abril de 2008

Santo do Mês- Maio



Santa Rita de Cássia-24 de Maio
Santa Rita de Cássia nasceu na Província de Úmbria, Itália, no ano de 1386. Desde criança queria ser freira; mas, por obediência aos pais, se casou aos 12 anos com um homem violento, infiel e fanfarrão, com quem teve dois filhos. Depois de dezoito anos de casamento, seu marido foi assassinado.
Apesar dos apelos de Rita, seus filhos quiseram vingá-lo, mas morreram antes de conseguir. Viúva e sem filhos, Santa Rita quis entrar para o convento agostiniano de Santa Maria Madalena, em Cássia, e inicialmente não foi aceita por ser viúva. Finalmente admitida por volta de 1407, tomou o hábito da ordem e fez sua profissão. Foi um exemplo de vida religiosa, com suas orações e mortificações. Ela se devotou especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores.
Em 1417, na vigília de sua profissão religiosa, teve uma visão semelhante a da escada de Jacob. No ano seguinte, ocorreu-lhe outro milagre estupendo. Ordenando-lhe a superiora, em nome da obediência que regasse todos os dias um sarmento seco de vinha, mal transcorreu um ano, já daquele ramo morto brotavam cachos de uvas abundantes e saborosas. E a videira, apesar de velha de cinco séculos, ainda hoje está viçosa.
Fez meditações tão intensas na Paixão de Cristo que lhe apareceu na testa uma ferida, como se fosse causada por uma coroa de espinhos. A ferida permaneceu incurável por quinze anos. Santa Rita faleceu de tuberculose no dia 22 de maio de 1457, aos 76 anos. Foi beatificada em 1626 pelo Papa Urbano VIII, que, em 1637, autorizou sua missa e seus ofícios. Por causa dos muitos milagres ocorridos graças à sua intercessão, recebeu na Espanha o título de santa dos casos impossíveis. Foi canonizada em 24 de Maio de 1900 por Leão XII. Em 1946, foi construída uma nova basílica em Cássia, onde se encontra seu corpo incorrupto. Seu culto é dos mais populares no mundo inteiro por ser padroeira, junto com São Judas Tadeu, dos casos impossíveis. É também protetora absoluta das mães e esposas que sofrem pelos maus tratos de seus maridos.


Oração
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés um alma desamparada que,

necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós
que tendes o incomparável título de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.
Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus
para que me conceda a graça de que tanto necessito (dizer a graça que deseja).
Não permitais que tenha de me afastar dos vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo que me impeça
de obter a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o
a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita,eu ponho em vós toda a minha confiança;
por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

(Esta coluna foi preparada por Fabio Tamura e Murilo V. B. Costa, Jovens Peregrinos da Comunidade Católica de Tsuchiura)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Sorteio da Rifa do Carro


O carro que foi doado ao Padre Olmes pelo senhor João Cesar Marcucci e foi rifado, saiu para a senhora Mariza Vasquez Machuca de Ashikaga, Tochigi-ken. O número sortedo foi 946. A rifa rendeu 762.000 ienes, sendo que metade do valor sera revertido para a construção da Igreja de Joso e outra metade para as atividades com jovens brasileiros.

Merece um louvor muito especial quem organizou a rifa, quem vendeu os boletos e quem os adquiriu.

Parabéns à Sra. Mariza, que frequenta a Igreja de Ota, Gunma. Pe Olmes

domingo, 20 de abril de 2008

Koiti e Helena, 25 anos de amor

Koiti e Helena renovaram o seu laço matrimonial no último dia 19 de abril, na Igreja de Tsuchira.
Eles são conhecidos pela sua dedicação e amor à comunidade e também por formarem um dos pares mais charmosos e simpáticos da redondeza.
Parabéns pelos 25 anos de amor!

Obrigada, Pe Olmes

No dia 19 de abril, o Pe Olmes realizou a sua última missa em Tsuchiura e passou o seu bastão para o Pe Nelson.
A missa foi muito especial e cheia de marcos importantes. Além do novo pároco da Igreja de Tsuchiura, Pe Michael, o Pe. Sergio Geremia, que é brasileiro e está em Roma como Superior Geral da Congregação dos Missionarios de São Carlos, Escalabrinianos, também nos deu a honra de sua presença e presidiu a missa.
O Pe Sergio se mostrou muito entusiasmado e contente por poder conhecer uma comunidade brasileira no Japão durante a sua breve visita e lamentou-se por não poder compartilhar de mais tempo conosco. A comunidade também sentiu por não poder acolhê-lo melhor. Esperamos encontrá-lo em breve novamente.
O Pe Olmes sempre deu, e continua dando, muita atenção aos jovens brasileiros no Japão. Os jovens de nossa comunidade, em retribuição ao carinho e dedicação do Pe Olmes durante os ultimos três anos, prestaram-lhe uma pequena homenagem com mensagens espontâneas.
Com certeza sentiremos falta do bom humor, ânimo e desenvoltura do Pe Olmes. Apesar de ser muito atarefado, esperamos que ele volte para nos visitar qando possivel.


































segunda-feira, 7 de abril de 2008

Nossa Família Peregrina-4





Família Sakamoto



Sou da geração que fez o caminho inverso dos japoneses que imigraram para o Brasil. Nasci aqui no Japão e hoje convivo com as duas culturas, pois estudo em escola japonesa e vivo com uma família bem brasileira.
Minha história como descendente de japoneses, é um pouco diferente das outras. Meu bisavô foi para o Brasil bem jovem, logo nos primeiros navios, chegando lá se instalou na cidade de Bastos, interior de São Paulo, e como todos os outros japoneses foi trabalhar no campo, logo conheceu minha bisavó através de “omiai” e se casaram, dessa união nasceu meu “ditchan” Teruo Sakamoto.
Infelizmente, antes de completar dois anos, seu pai morreu e sua mãe conheceu uma outra pessoa e foi viver junto dela, deixando meu “ditchan” para ser criado pelo tio, o Sr. Yoshiharu Sakamoto que o registrou como filho pra que ele pudesse entrar na escola. Ele, junto com a Sra. Yori Sakamoto o criaram, dando estrutura para vida.
Logo com 17 anos meu “ditchan” foi morar no centro de São Paulo com uma prima e trabalhar na relojoaria do esposo dela. Depois conheceu minha “batchan” Bene Sakamoto, que não é descendente, e se casaram. Dessa união nasceu meu pai ,Marcos, que também é filho único, e foi criado totalmente brasileiro, sem muito contato com os avós, pois moravam longe e morreram enquanto ele ainda era pequeno.
Daí veio a onda dos brasileiros que estavam retornando para o Japão e meu pai, aos 22 anos, se casou com minha mãe Imaculada e vieram para o Japão com a cara e a coragem, sem saber nada desse país, sem entender sequer uma palavra. Logo no primeiro ano a minha mãe engravidou e aqui estou eu, Fernanda, que hoje tenho 10 anos e sirvo de intérprete pra família.
Quando fiz 2 anos, meu “ditchan” e minha “batchan” vieram morar conosco e hoje nossa pequena família já conta com mais uma integrante, minha irmã Letícia de 2 anos. Meu “ditchan” relembrou todo o japonês que tinha aprendido quando criança e é só com ele que consigo conversar em japonês, mas é bom, porque assim fico afiada no português e no japonês.
Acho que minha família é uma salada de frutas e acho que as frutas brasileiras são mais saborosas, mas somos muito felizes, graças a Deus, e que Ele continue nos olhando...





Fernanda Namie Sakamoto
Comunidade de Tsuchiura

Santo do Mês- Abril




Dia 19 de Abril-Dia de Santo Expedito

Santo Expedito foi comandante de uma legião de soldados romanos encarregados de proteger o império dos ataques do Oriente. Por ordem do imperador Diocleciano, foi sacrificado, com os companheiros de armas, no dia 19 de abril de 303, e foi martirizado.
Apesar de ser oficial romano, recebeu uma luz divina que mudou sua vida, convertendo-o ao cristianismo. No momento da conversão, apareceu um corvo, ave que simboliza o espírito do mal, e disse-lhe "cráss", que significa em latim "amanhã". O corvo queria que ele deixasse a conversão para outro dia. Ele não aceitou e esmagou o corvo com o pé direito, afirmando "hodie (que significa hoje em latim), não adiarei nada. Não vou deixar nada para amanhã". Ficou conhecido, então, como "o santo das causas urgentes".

Oração a Santo Expedito
"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes
interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Socorra-me nesta hora de aflição e desespero,
Meu Santo Expedito,
Vós que sois o Santo dos Desesperados.
Vós que sois o santo das causas urgentes,
proteja-me,ajuda-me, dê-me forças, coragem e serenidade.
Atendao meu pedido. (Fazer o pedido).
Meu Santo Expedito!
Ajuda-me a superar essas horas difíceis,
proteja-me detodos que possam me prejudicar,
proteja minha família,atenda o meu pedido com urgência.
Devolva-me a paz e a tranqüilidade, meu Santo Expedito!
Serei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nomea todos que têm fé.
Muito obrigado.

(Esta coluna foi preparada porÉrica S. Tamura,Roxane M. Tikazawa, e Monique V. B. Costa,Jovens Peregrinas da Comunidade Católica de Tsuchiura).

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Missa em português em Sano (Tochigi)

A Diocese de Saitama abre mais uma porta para os brasileiros residentes em Tochigi. A Igreja de Sano convida a todos os irmãos e irmãs para a nossa missa em português, todos os segundos Domingos de cada mês, às 18:30 horas, a partir de ABRIL.

Contamos com a presença de todos na nossa primeira missa em português no dia 12 de abril, celebrado pelo Padre Dirceu Sudário de Freitas e também contando com ajuda da Irmã Teresa Shirahama. Aos domingos temos tambem a celebração da missa em japonês às 9:00 horas, e todos os primeiros domingos do mês temos a missa em espanhol às 11:00 horas.

Abaixo, o endereço e o mapa do local, contamos com a participação de todos.
Igreja Católica de Sano
〒327-0016
Tochigi-ken Sano-shi Daishuku-cho 2393
Tel./Fax: 0285-22-0959
Informações com: Irmã Teresa Shirahama
Tel.: 090-9246-9715

Mapa:
Localizado a 7 minutos a pé da estação de Sano-shi e 9 minutos da estação de Sano.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Relembrando e Vivendo II




Sacramentos: Presentes de Deus II

A parte sensível dos Sacramentos se divide em duas: a matéria e a forma.
Cada Sacramento tem uma matéria: é aquilo que vemos, a matéria usada pelo ministro.
Cada Sacramento tem uma forma: é a frase dita pelo ministro na realização do Sacramento.
A parte invisível dos Sacramentos é a graça sacramental.
Matéria, Forma e Graça Sacramental dos 7 Sacramentos
BATISMO:
Matéria – água
Forma – “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Graça – Apaga o pecado original – nos torna filhos de Deus – é o nascimento espiritual.
CRISMA:
Matéria – o óleo sagrado chamado Santo Crisma.
Forma – “Eu te marco com o Sinal da Cruz e te Confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”
Graça – Nos confirma na Fé, nos torna Soldados de Cristo – é o crescimento espiritual.
EUCARISTIA:
Matéria - O pão e o vinho consagrados na Santa Missa.
Forma - "Isto é o meu Corpo" - para a consagração do pão; "Este é o cálice do meu sangue, do sangue da nova e eterna aliança, mistério da Fé, que será derramado para vós e para muitos para o perdão dos pecados" -, para a consagração do vinho.
Graça - É a presença do próprio Jesus Cristo na nossa alma, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade - é o alimento espiritual.
CONFISSÃO:
Matéria - Os pecados confessados diante do Padre.
Forma - "Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
Graça - O perdão dos pecados - devolve a graça santificante - é o remédio espiritual.
EXTREMA UNÇÃO:
Matéria - O óleo sagrado chamado Óleo dos Enfermos.
Forma - "Por esta santa unção, que o Senhor te perdoe todos os pecados que fizeste pela... (a unção é feita nos olhos, boca, ouvido, nariz, mãos e pés)."
Graça - Prepara nossa alma para ir para o Céu - apaga os pecados veniais, as imperfeições e até pecados mortais - reanima o corpo doente.
ORDEM:
Matéria - A imposição das mãos pelo Bispo.
Forma - A oração consecratória na ordenação sacerdotal.
Graça - Dá ao Padre o poder de celebrar a Missa e outros Sacramentos.
MATRIMÔNIO:
Matéria - O contrato entre os noivos.
Forma - A aceitação pública do contrato - o "sim".
Graça - Capacidade de ter e educar os filhos, viverem juntos em harmonia, e buscando a vida eterna.
Texto Extraido do site: http://www.capela.org.br

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura