quarta-feira, 11 de junho de 2008

A grande família migrante é a grande família de Deus

Diferentemente da maioria dos brasileiros, vim para esse país longínquo em busca de conhecimento e experiência profissional. Fiz o curso superior e mestrado no Brasil, prestei uma prova e fui selecionada para estudar em uma universidade japonesa como bolsista do governo japonês. Morei em Kobe por quatro anos e meio, concluí o doutorado e transferi-me para Tsukuba, Província de Ibaraki, para trabalhar como bióloga em uma instituição de pesquisa. Foi quando comecei a participar da Comunidade Católica de Tsuchiura. Até então, nunca havia tido a oportunidade de interagir com a comunidade brasileira no Japão.

Em todos esses anos de Japão, conhecendo estudantes estrangeiros e “dekasseguis”, percebi que a grande fonte de força e conforto de nós, migrantes, é a nossa família. Não me refiro à família no sentido de filiação apenas, mas a grande família de Deus, que nos faz a todos, irmãos dentro de Seu amor, independente de nossa nacionalidade, religião ou nível educacional. Em Kobe, tive a graça de ter uma família internacional, com irmãos judeus, muçulmanos, budistas, hindus, cristãos ortodoxos, cristãos protestantes, católicos e muitos ateus. Estávamos todos sós e longe de nossas casas e famílias, mas tínhamos uns aos outros para compartilhar as horas boas e ruins e ajudarmo-nos mutuamente. Esse sentimento de amor fraterno nos transformava numa verdadeira família e nos fortalecia em ânimo para seguirmos em frente em busca de nossos sonhos. Hoje, a maioria já voltou para seu país ou província de origem, mas o sentimento de “família” daquela época ainda continua vivo dentro de nós. Sei que esse sentimento fraterno que nos uniu um dia manterá os nossos corações interligados seja onde estivermos.

Nos últimos anos, tive a oportunidade de acompanhar um pequeno grupo de adolescentes brasileiros na Igreja de Tsuchiura. Essa minha vivência com eles e com a comunidade brasileira, mostrou-me um outro significado de “família” na vida do migrante. Quando via os pais chegarem à Igreja com os olhos fundos e fatigados pela longa jornada de trabalho, trazendo seus filhos para a catequese e Santa missa, percebia o quanto essas crianças e jovens eram amados. Muitos desses pais têm que se deslocar de outras cidades, e outros ainda viajam de ônibus para garantir que seus filhos convivam com a comunidade Cristã. Conversando com esses jovens, admirava-me com sua coragem, esforço, esperança, sonhos e amor pela vida e por Deus. Diante da triste realidade de outros jovens migrantes que perdem o rumo na vida e acabam se deixando levar pelo puro consumismo, pelo crime e pelas drogas, entendi que a grande diferença entre esses dois grupos de jovens está no relacionamento familiar e no ambiente em que vivem. A meu ver, as crianças e jovens que se sentem amados e respeitados e que têm espaço para expressar e compartilhar seus pensamentos e sentimentos tornam-se mais fortes, seguros, e também sensíveis e solidários com o seu próximo. Cabe a nós, adultos, garantir-lhes esse ambiente.

Cada encontro com os adolescentes brasileiros na Igreja de Tsuchiura ao longo desses quatro anos foi, para mim, uma alegre reunião com irmãozinhos e irmãzinhas, que mesmo sem saber, aliviaram-me de muitos momentos de solidão e dificuldade, com os seus sorrisos e carinho. A cada encontro, aprendi muito com a sabedoria e fé desses jovens que sempre me surpreendiam com comentários e perguntas de significado profundo e que me faziam repensar em certos valores da vida. Sou fã desses jovens e de seus pais, e também da comunidade católica brasileira de Kanto, cuja fé e amor cristão se revelam cada vez mais intensamente através da solidariedade, partilha e união no dia a dia, em vários eventos e através do Jornal Peregrinos. Como é bom saber que temos uns aos outros e que somos parte da grande família de Deus!

Cintia Niva
Comunidade Católica de Tsuchiura (2003-2008)
(artigo publicado na versão impressa do Jornal Peregrinos edição de junho 2008)

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura