segunda-feira, 7 de julho de 2008

Minha Familia Peregrina 5






SONHOS, LEMBRANÇAS E LUTAS



Não sei como, mas o fato é que chegou às minhas mãos, uma cópia do passaporte dos meus pais. Passaporte familiar, onde está a foto da família: papai, mamãe e minha irmã, com 2 anos e 5 meses. Diz que é tradução e está em francês. Vejo que a família embarcou em Kobe – Japão, no dia 24 de Junho de 1928 e desembarcaram em Santos-SP. Brasil, em 16 de agosto do mesmo ano.Viagem sofrida, pelo que ouvi dizer. Minha mãe sofreu de enjôo toda a viagem. Quanto a mim, por haver nascido 14 anos após a chegada, e sendo a última entre 5 irmãos, acredito que perdi muitas das histórias e experiências vividas por eles, não só da viagem, mas dos primeiros anos em terras brasileiras. Os quatro que nasceram no Brasil, nasceram no Estado de São Paulo, na região de Bauru, onde havia chegado, antes de papai, o único tio que conheci. Para meu pai, esse seu irmão foi a referência e apoio, durante muitos anos. Papai trabalhou vários anos em terras arrendadas, plantando algodão. Luta dura travada por causa do escasso conhecimento do idioma, a insegurança no relacionamento agrícola, entre as leis do contrato, do preço do algodão, etc. Com as mudanças contínuas, os filhos não podiam freqüentar uma escola de um modo sistemático. As primeiras lembranças que tenho é de pai, mãe e filhos, ao redor do fogão a lenha, treinando a escrita em português. A primeira propriedade adquirida foi um imóvel urbano em Bauru. Isso após 20 anos de luta. Entretanto começava a onda migratória para o Norte do Paraná, quase a Terra da Promessa, onde manava “leite e café”! Também a minha família entrou nessa. E... Que decepção! O lote de 25 alqueires adquirido com tanto suor e fadiga, era um lote fantasma! Vendido para duas pessoas e claro está que quem perdeu foi o “Japonês” que não sabia a língua e não entendia de leis.Seguiram outros 6 anos de duro trabalho, desta vez, formando café nas terras de um fazendeiro Inglês. Papai faleceu com 78 anos, dos quais 48 de Brasil, conhecido e chamado de “Papai” por muitos do lugar. Mamãe sobreviveu ao pai 8 anos. Também foi a mãe de muitos, pois se referiam a ela de “Mamãe”, desde o padeiro até o médico. A Terra que adotaram como sendo sua nova Pátria, onde tanto sofreram e lutaram, também lhes deu muita amizade e carinho, afinal, a maior riqueza que eles ajuntaram no Brasil.

“Não ajuntem riquezas aqui na terra...
Onde os ladrões assaltam e roubam.
Ajuntem riquezas no céu,
onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam”
Mt.6,19-20.

Ir. Cazuko Horie, ccv

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura