sábado, 27 de setembro de 2008

O MÊS DE SETEMBRO É CONSIDERADO O MÊS DA BÍBLIA



O mês da Bíblia surge devido principalmente à comemoração do dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30. É por isso que o quarto domingo deste mês é o domingo da Bíblia. Normalmente seria o domingo mais próximo da festa de São Jerônimo.

São Jerônimo nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC, foi encarregado pelo Papa Damaso de traduzir a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada e usada na liturgia da Igreja. Foi um trabalho dinâmico que exigiu dele uma série de viagens ao Oriente, passando grande parte do tempo em Belém, totalmente entregue à tradução e comentário da Sagrada Escritura.

A Bíblia é um livro inspirado por Deus. Foi escrita por pessoas que olhavam os fatos da realidade à luz da sua fé, nos sonhos de Deus que age na história. Ela, não é um romance, um livro de reportagens, nem de documentários e muito menos científico, ela é um olhar da fé sobre os fatos ocorridos na História da Salvação.

A Bíblia é hoje um dos poucos livros que está traduzido em todas as línguas e está presente em quase todos os lares. Serve de alimento espiritual para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.

Convido a todos para que, durante esse mês de setembro, coloque uma Bíblia num lugar de destaque em sua casa para que esteja no centro de seu lar e ser especialmente conhecida por todos. Além disso, procure dedicar-se mais a Boa Nova da Salvação, que é a Sagrada Escritura. Apesar da vida corrida que vivemos nessas terras orientais sempre precisamos encontrar tempo para ouvir a Palavra de Deus.

Afinal de contas, a Bíblia é a Carta de Deus para seus filhos,que somos nós!

Se estivermos tristes e saudosos: Ela é fonte de vida, alimento que preenche o nosso vazio, fonte de paz e de tranqüilidade, de bênçãos divinas, alimento para nossa vida espiritual que fortalece o espírito no seguimento de Jesus.

Se estivermos desorientados: Ela nos mostra o Caminho, a Verdade e a Vida.

Enfim, nela encontramos o verdadeiro motivo das nossas lutas e da nossa existência. Por isso é preciso ler e meditar com o coração os livros sagrados e entregar-se à vontade de Deus, que age na história, transformando-a.

Que nossas atitudes pessoais e comunitárias sejam orientadas pela Palavra de Deus, hoje e sempre.

Pe. Nelson S. de Souza - SSCC

(texto retirado do Jornal Peregrinos edição impressa de setembro)

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura