domingo, 23 de março de 2008

Nossa Família Peregrina -3


Uma História de Amor... Seitatsu e Tama


... é assim que compreendo a história de vida dos meus avós neste ano que se comemora os 100 anos da imigração dos japoneses ao Brasil.
Seitatsu Wakukawa é meu avô que na década de 30 vivia na Ilha de Okinawa onde enfrentou a dura realidade daquele tempo, trabalhando na lavoura. No ano de 1940, ele embarcou para o Brasil deixando a família e minha avó Tama, que um ano depois também imigrou para ao Brasil. Meu pai Moacir, que hoje está aqui no Japão com minha mãe e meus irmãos, conta o que meus avós diziam a ele:
“A viagem rumo ao Brasil durou 45 dias de navio muito cansativos mas cheio de esperança em busca de uma vida melhor... No Brasil Seitatsu foi para Campo Grande – MS, na fazenda Mato Segredo, como meeiro ( Divisão nos lucros do que cultivavam ).
Em meio às dificuldades com o idioma e a adaptação cultural, Seitatsu e Tama se casaram no Brasil e tiveram 6 filhos, Mirian, Ricardo, Hilda , Moacir , Mauricio e a Geni. Seitatsu e Tama, unidos e com garra, trabalharam na lavoura e foi assim que conseguiram viver no Brasil e pagar os estudos de seus filhos... Mais tarde, com a ida de dois de seus filhos para São Paulo terminar os estudos, toda a familia se mudou para lá e se reuniu novamente.Em São Paulo, meus avós trabalharam como comerciantes no mercado municipal.
Até hoje Seitatsu conserva a tradição e os costumes japoneses e seu português ainda é falado com sotaque. Seitatsu e Tama sempre foram muito unidos, mas em 2004, minha avó Tama veio a falecer com 84 anos. Meu avô Seitatsu vive, hoje, com seu filho mais velho e irá completar 92 anos este ano”.

Desejo a todos os japoneses e seus descendentes muita Saúde, Paz e Felicidade. Os descendentes são também parte do povo brasileiro, o mesmo povo que acolheu os japoneses há 100 anos. Os descendentes devem aos imigrantes japoneses todo o crédito de gente honesta, trabalhadora, e tantos outras qualidades.


Marcelo Wakukawa
Comunidade de Utsunomiya

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura