quarta-feira, 7 de maio de 2008

Maio, mês da Mãe Maria

Estimados Peregrinos e Peregrinas:

Estamos iniciando o mês de Maio. É o mês das Mães. Parabéns a todas as mães. É o mês de Maria. Santa, Mãe de Deus e nossa.

Gostaria de retomar a caminhada da fé e de vida de oração. Estamos nesse ano do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil. Nesses cem anos de História de lutas e conquistas, e sobretudo de esperança - fico a imaginar quantos foram os momentos de intimidade com Maria: pela oração, pedidos, agradecimentos, e quanto foi a experiência de sentir a presença da Mãe nesta caminhada histórica de esperança e fé. Os cristãos católicos que rumaram ao Brasil, sentiram que Maria estava junto deles ao atravessar o mar da vida na esperança. Quantas foram as vezes que nestes cem anos de imigração ao Brasil, vossos antepassados pronunciaram com confiança e fé a oração do Anjo: “Ave Maria, cheia de graça ...”, e professavam sua fé na oração que se segue... “Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós...”. E sentindo-se tomados pelas mãos da Santíssima Mãe, reconheciam a esperança do amanhã, saudando Maria com a belíssima oração: “Salve Rainha Mãe de misericórdia vida doçura esperança nossa salve...”
Por isso, meu irmão e minha irmã, convido nesse momento a unirmos nossas vozes e cantar como Maria cantou: “Minha alma glorifica o Senhor, em Deus meu Salvador...”. Nestes cem anos de caminhada de fé, agradeçamos a Deus pelo dom da esperança e da fé. Renovemos neste Centenário da presença Nipônica no Brasil, a nossa fé. Somos caminheiros, e o caminho se faz caminhando.

Vamos celebrar com júbilo a vitória! A Mãe de Deus e nossa, sempre esteve junto dos seus, e está... Ela é a nossa advogada, Ela é a Estrela do amanhã. Ela nos indica o Caminho de Seu Filho Jesus... e no caminho de seu Filho, somos discípulos, aprendendo com Maria a fazer tudo o que Ele nos disser.

Em sua trajetória de fé, nestes cem anos, com certeza vossos antepassados reconheceram em Maria, aquilo que São Germano, já em suas orações expressava como um filho confiante: Se formos abandonados por vós, onde nos refugiaremos? Vós sois o Espírito e a vida dos cristãos. Assim como a respiração nos fornece a prova de que nosso corpo possui ainda energia vital, assim vosso santíssimo nome, incansavelmente pronunciado pela boca de vossos servos em todo tempo e lugar e de toda maneira, é mais do que a prova, é a causa da vida, da alegria, do socorro para nós. Do livro: OS CINCO MINUTOS DE MARIA... Reflexões sobre a Virgem para cada dia do ano.

Convido a todos nesse ano do Centenário, juntamente com a Pastoral Nipo Brasileira, que em sua romaria em Julho/2008 fará sua consagração a Nossa Mãe Santíssima, em seu Santuário de Aparecida, quando pedirão a Ela: “Daí-nos a Benção ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”.



Pe. Dirceu Sudário de Freitas
Igreja Católica de Matsugamine, Tochigi-ken




(artigo de capa da edição impressa do mês de maio do Jornal Peregrinos)

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura