domingo, 11 de maio de 2008

Reflexão e oração


Maio, um mês com a mãe Maria
(preparado por Pe Olmes Milani)
Como fazer: ponha sobre uma mesinha, uma estampa ou estátua de Maria, a foto de uma mãe de sua família e uma flor. Reúna a família e amigos. Dê-lhes as boas vindas. Quando estiver tudo pronto, inicie lendo esta história:
O senhor Cláudio, era um homem simples, trabalhador, e alegre, casado com sua esposa Mariza, uma mulher amorosa e dedicada. Tinham dois filhos e, não viam a hora que nascesse o terceiro, pois Mariza estava grávida. O Dia chegou. Mariza foi internada na maternidade. onde daria à luz. Durante a trabalho de parto, devido a complicações sérias, Mariza teve que ser operada às pressas. Infelizmente, ela faleceu. A criança, porém, nasceu viva e sadia. O nome escolhido foi Leila Maria.
Com a ajuda de amigos e familiares, o Sr. Cláudio, lutava muito para educar e criar seus três filhos. Por isso era muito admirado por todos e Leila Maria virou o “xodó” de todos. Leila Maria crescia bem e bonita, embora nunca tivesse visto o rosto da mãe e nem tivesse recebido dela o primeiro colo e seus beijos.
Num domingo, tive a oportunidade de visitar o Sr. Cláudio. Era o dia da primeira comunhão de Leila Maria. Enquanto sua madrinha de batismo e outras amigas finalizam o almoço, o Sr. Cláudio quis que eu conhecesse sua casinha simples, mas acolhedora. Mostrou-me o quarto dos filhos e na porta se deteve e pediu para olhar as estampas e fotos, penduradas na parede, atrás da cabeceira das camas.
-“ O senhor está vendo ali? Juntamente com a estampa de Nossa Senhora Aparecida, pus a foto de minha falecida esposa. Assim meus filhos sabem que eles tem duas mães: Maria, a mãe de Cristo, e Mariza, minha esposa, que os trouxe na barriga. Desta maneira sabem como era sua mãe quando estava viva e a recordarão sempre. Para Leila Maria, aquela fotografia é especial porque ela não teve a felicidade de ver e conhecer sua mãe. Mãe, é sempre mãe, mesmo faltando. Por isso eu quero que eles amem as duas: Mariza, a mãe deles, e Maria, a Mãe de Cristo e de todos.” (Testemunho: Pe. Olmes)

Para dialogar:
- Qual é motivo para ter fotos de pessoas amadas? Quando olha a foto de sua mãe ou uma estampa de uma grande mãe, como Nossa Senhora, o que vem à sua mente?
Leitura do Evangelho (Lc. 1,41-45)

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.”
(Fazer alguns momentos de silêncio. Dialogar sobre as duas histórias. Finalizar rezando uma Ave Maria, uma dezena do terço ou o terço completo)
Conclusão: Deus Pai que escolheu Maria para ser a Mãe de Jesus, abençoe nossas mães e a nós, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



(esse texto foi retirado do Jornal Peregrinos edição impressa de maio de 2008)

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura