domingo, 28 de outubro de 2007

Jornal Peregrinos: "Nossa missão cristã"

Nossa missão cristã
Nesse mês das missões, gostaria de refletir com todos sobre o chamado que Jesus faz a todos os batizados de sua Igreja. Pelo batismo, que recebemos da Igreja, e na Igreja, somos mergulhados na vida da graça, portanto participamos da vida divina da trindade santa. Essa afirmação nós encontramos no n.17 do documento do Concílio Vaticano II quando fala do caráter missionário da Igreja. Na íntegra, diz o seguinte: “Assim como fora enviado pelo Pai, também o Filho enviou os apóstolos (cf. Jo. 20, 21) dizendo: "Ide, pois, ensinai toda a gente, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo aquilo que vos mandei. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt. 28,18-20)”. Foi esse mandamento solene de Cristo, que recebemos através da Igreja. Ora, cabe aqui a pergunta:
O que é a Igreja?
A igreja somos nós, pela graça do batismo. Aqui cabe uma outra pergunta que primeiramente é pessoal, depois se torna além de uma resposta pessoal, uma resposta comunitária, ou seja, eclesial. Para que exista o “nós”, deve existir o “eu”. Em se tratando do “eu”, está em jogo a consciência particular de cada um de nós que forma a Igreja do Senhor. E para a formação dessa consciência, em termos de reflexão e formação atual, cabe o tema da “V Conferência Latino Americana e Caribenha”, que se deu em Aparecida do Norte, São Paulo, com o grande tema “Discípulos e missionários de Jesus Cristo”, para que Nele nossos povos tenham vida. ¨Eu sou o caminho, a verdade e a vida¨ (Jo. 14,6). Com esse convite do Santo Padre, a Igreja da América Latina e do Caribe quer ser uma resposta de vida missionária. Para nós peregrinos que vivemos no Japão, também se faz necessário sermos discípulos. E aqui uma pergunta, que exige de cada cristão uma resposta:
O que é ser discípulo?
Discípulo é alguém que se dispõe a aprender algo. Aprendemos de Jesus o que é ser cristão, tudo o que Jesus fez é uma escola de aprendizado para o cristão. A máxima do ensinamento de Jesus está no seu Evangelho, é dessa fonte inspiradora que nós vamos assimilar a nossa missão de como devemos ser e agir. É com o legado desta conferência que todos nós latino-americanos aqui na Igreja do Japão queremos responder a esse grande convite e ensinamento da Igreja, na pessoa do Sumo Pontífice o Papa Bento XVI.
Como viver essa dinâmica missionária no mundo de hoje?
Acredito que a resposta nascerá justamente desse buscar e encontrar em Jesus a fonte da vida. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo. 10,10). Ser missionário é assumir a causa cristã. Assumindo a missão de ser pai, mãe, filho, marido, esposa, amigo, de ser um trabalhador que assume a consciência de que o trabalho não é um bem que visa somente o aspecto financeiro, mas que ali onde eu trabalho, sou chamado a ser sinal de esperança, de diálogo, de perdão, de somar os dons recebidos em benefício da grande casa comum, o mundo criado por Deus, em benefícios de seus filhos e filhas, portanto em benefício de nós mesmos. Maria, a missionária do Pai, foi a primeira a se encantar com a acolhida do maravilhoso. Ela mesmo nos ensinou: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo. 2,5). Cada missa que participamos e celebramos, cada criança que acolhemos para receber o batismo em nossas comunidades de fé, deverá despertar em nós uma grande alegria e um profundo desejo de resposta ao grande chamado do mestre e Senhor Jesus Cristo. "Grande é a messe, mas pouco são os operários. Rogai ao Senhor que mande trabalhadores para a sua messe" (Lc.10,2). Evangelizar é preciso.
Oremos:

Obrigado Senhor por todos aqueles e aquelas que Te seguem, nosso Papa Bento XI, nossos bispos, nossos padres, religiosos e religiosas catequistas, animadores de comunidades, nossas famílias, pelos tantos homens e mulheres que nos afazeres diários, com os talentos recebidos de Ti, já vem sendo uma resposta generosa ao teu suave convite: “Vem e segue-me”. Que Maria nossa Mãe, a missionária do Pai, nos ensine sempre a fazer tudo o que o Senhor nos manda. Que a Eucaristia, ritmada por nosso amém, nos envie em missão.
Com carinho e amizade desse teu irmão no seguimento de Jesus...
Pe. Dirceu Sudário de Freitas *
(artigo publicado no Jornal Peregrinos impresso, edição de outubro de 2007)
* Pe Dirceu veio recentemente ao Japão em missão para apoiar a comunidade migrante brasileira na Diocese de Saitama.

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura