sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Feliz e Abençoado Ano Novo !

Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil

Estamos iniciando um Novo Ano com muita alegria, pois teremos uma comemoração muito especial para todos nós, que de alguma forma, estamos ligados à Imigração Japonesa ao Brasil. Este ano se completam 100 anos que o Navio KASATO MARU partiu do Porto de Kobe, transportando a primeira leva oficial de imigrantes para o Brasil.

A mensagem do Ano Novo - 2008, de D. Marcelino Tani Daiji, Bispo de Saitama, além de referir-se à Beatificação dos 188 Mártires do Japão, no dia 24 de novembro próximo, em Nagasaki, ressalta com alegria o acontecimento muito importante do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

Recebendo na sua Diocese muitos descendentes de japoneses vindos de toda a América Latina, D. Tani tem demonstrado grande solicitude pastoral para com eles, e está empenhado para construir uma nova Igreja na cidade de Joso, Ibaraki-ken, onde vivem muitos Latinos. Já esteve três vezes no Brasil e visitou também vários países da América do Sul, para conhecer de perto seu povo e sua cultura. Ele acredita que a variedade cultural e a vivência cristã trazidas pelos descendentes vão enriquecer a Igreja no Japão.

Todos nós que temos a experiência de viver num País diferente de onde nascemos, sabemos como é a vida dos imigrantes num país de cultura, língua e costumes diferentes. Podemos imaginar, portanto, como foram as dificuldades e sofrimentos que os primeiros imigrantes japoneses experimentaram no Brasil, numa época em que não havia muitos recursos materiais nem assistência social, como hoje.Reconhecemos que herdamos seus sofrimentos e angústias. Mas também temos que reconhecer que recebemos as riquezas de duas culturas: do Japão e Reconhecemos que herdamos seus sofrimentos e angústias. Mas também temos que reconhecer que recebemos as riquezas de duas culturas: do Japão e do Brasil. E isso faz a diferença, pois percebemos o mundo de maneira diferente. Saber entender o mundo a partir dessa raíz dupla, nos possibilita contribuir à Igreja e à sociedade Japonesa com os valores que herdamos de nossos pais e avós – o espírito de luta, a honestidade, amor e diligência ao trabalho e valorização da vida familiar. Ao mesmo tempo, tendo recebido a influência positiva da cultura cristã no Brasil, a nossa contribuição será a de dar sentido e valorizar a vida, dando maior alegria e felicidade na convivência, superando as dificuldades com fé e confiança em Deus.

É hora de nos despertarmos para esta consciência, assumir com fé e coragem esta missão especial que temos, como Cristãos, neste País, pois o Apóstolo São Paulo nos diz: “... Já é hora de vocês acordarem: a nossa salvação está agora mais próxima do que quando começamos a acreditar.” (Rom. 13,11).

“... Testemunhamos o amor de Cristo que também experimentou a vida de imigrante, ao fugir para o Egito.” (Mt 2, 13-15).

Que neste Novo Ano, todos nós possamos dar um passo qualitativo, conscientes de que cada dia escrevemos uma parte da nossa história de "Comunidade Peregrina" para o Reino definitivo de Deus, que o Evangelho de Cristo nos propõe.

Ir. Teresa Mitsue Shirahama
Carmelitas da Caridade

Nenhum comentário:

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura

Mapa de acesso - Igreja Católica de Tsuchiura